sábado, 15 de dezembro de 2012

Diário de bordo - Unidade 3



O conteúdo Evolução do Modelo Atômico presente no projeto está presente no currículo formal. Porém outras aprendizagens ocorreram que não estão previstos no currículo formal como desenvolvimento do trabalho e equipe, troca de conhecimentos, interação. Conhecimento em algumas ferramentas do computador como programa de criação de apresentações (impress), criação de blog, montagem de mapa conceitual. Tudo que os alunos aprenderam podem fazer parte do currículo ou não. Em algumas escolas a noção de currículo é apenas uma seleção de conteúdos que deverão ser abordados nas aulas ao longo do ano. Se for em relação a esta definição de currículo, os conhecimentos das tecnologias e valores trabalhados como saber ouvir o colega, discutir, expor suas opiniões não faria parte do currículo. Porém, como diz no texto Currículo e Ensino do Guia do Cursista, currículo tem uma definição muito mais abrangente: “Envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais”. O currículo na verdade deve abranger todas as habilidades e competências para formar um cidadão pleno, com direitos a justiça e igualdade e dever em respeitar as leis e as diferenças. Na minha opinião, esta foi a unidade mais rica. Nesta é possível pensar no que realmente é necessário ao educando e como de fato utilizar a tecnologia para este fim. A definição de currículo sempre foi confusa para mim. Entendia o currículo como algo bem delimitado, como uma sequência de conteúdos e vi que é muito mais amplo do que isso. É organizar uma proposta envolvendo conteúdos, tecnologias, estratégias para que o alunos possa desenvolver habilidades e competências importantes para um cidadão. Isso vai além do conhecimento científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário