O conteúdo Evolução do Modelo Atômico presente no
projeto está presente no currículo formal. Porém outras aprendizagens ocorreram
que não estão previstos no currículo formal como desenvolvimento do trabalho e
equipe, troca de conhecimentos, interação. Conhecimento em algumas ferramentas
do computador como programa de criação de apresentações (impress), criação de
blog, montagem de mapa conceitual. Tudo que os alunos aprenderam podem fazer
parte do currículo ou não. Em algumas escolas a noção de currículo é apenas uma
seleção de conteúdos que deverão ser abordados nas aulas ao longo do ano. Se
for em relação a esta definição de currículo, os conhecimentos das tecnologias
e valores trabalhados como saber ouvir o colega, discutir, expor suas opiniões
não faria parte do currículo. Porém, como diz no texto Currículo e Ensino do
Guia do Cursista, currículo tem uma definição muito mais abrangente: “Envolve
toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e
globais”. O currículo na verdade deve abranger todas as habilidades e
competências para formar um cidadão pleno, com direitos a justiça e igualdade e
dever em respeitar as leis e as diferenças. Na minha opinião, esta foi a
unidade mais rica. Nesta é possível pensar no que realmente é necessário ao
educando e como de fato utilizar a tecnologia para este fim. A definição de
currículo sempre foi confusa para mim. Entendia o currículo como algo bem
delimitado, como uma sequência de conteúdos e vi que é muito mais amplo do que
isso. É organizar uma proposta envolvendo conteúdos, tecnologias, estratégias
para que o alunos possa desenvolver habilidades e competências importantes para
um cidadão. Isso vai além do conhecimento científico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário